quinta-feira, 31 de março de 2011

Seroma

Eu normalmente gosto de falar de situações que eu vivi. Mas graças a Deus não passei pelo seroma. mas tenho conversado muito com meninas que tiveram, então vou deixar aqui o que eu entendi sobre o seroma.
O que eu pude perceber é que ele costuma aparecer logo nas primeiras semanas após a cirurgia. Normalmente em cirurgias que houve o descolamento de pele,tipo abdominoplastia e proteses de silicone, mas pode acontecer em pequenas cirurgias também e na lipoaspiração. As meninas dizem que tem cor avermelhado o liquido, que é tirado atravez de punção e com drenagem linfatica. Nos seios tem a sensação de barriga cheia de agua, que fica fazendo barulho, dizem q não doi, mas incomoda o barulho.Pode-se ter febre!
Eu acredito que o uso do dreno ajuda muito a previnir o seroma, eu usei o dreno por 5 dias após a cirurgia!
Os drenos são utilizados para que as secreções que possam se formar após a cirurgia possam fluir para o exterior, do contrário elas se acumulariam e poderiam infectar ou causar outros tipos de problema.

PEGUEI NA INTERNET

O seroma é uma coleção líquida com o aspecto e composição semelhante ao plasma, que pode se acumular em espaços abaixo da pele no pós-operatório de cirurgias. Embora contenha menos oxigênio, menos alfa e gamaglobulina e maior quantidade de radicais ácidos, se desenvolve na espessura do tecido subcutâneo determinando um abaulamento e flutuação local. Sua formação se dá através do extravazamento de plasma ou linfa. O seroma e diferente do hematoma, porque este último é constituído em sua maior parte de células vermelhas; mas pode estar associado a ele.
É isso ai amores!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pe...o meu medico e meu filho tem a mesma opiniáo...o dreno é um meio de infecçao terrivel..por isso q tem medicos como o meu q prefere deixar a paciente com odreno por apenas 24 horas e se preciso depois tirar o seroma por punçao...é uma questao de academia..isso é procedimento aprendido na formaçao...beijo

Unknown disse...

Eu estou passando por isso. Dá um medo danado mas na punção nao senti nada, o meu médico aplica uma anestesia. Mesmo assim, dá uma afliçãoooooo mas depois o incomodo para dormir passa completamente. Fiz uma punção segunda-feira, quarta-feira (saiu pouco) e quinta-feira (saiu quase nada) porém ele preferiu aplicar uma injeção a base de corticóide.

Unknown disse...

Meninas eu fiquei exatamente 16 dias com o dreno e durante todo esse período, tomando anti-biótico, 4 dias depois começaram os inchaços e as dores, 5 dias depois fiz minha 1ª punção, não tomei anestesia, não senti dor, mas incomodou e qdo vi ele com colocando a agulha no meu abdomem desmaiei rsssss, fiz a 2ª punção no dia seguinte, onde não saiu quase nada de líquido até então td normal, fiz tb um ultrassom da parede abdominal para saber da existência de seroma, mas estava quase td eliminado, qa quantidade existente era insufuciente p a punção