quarta-feira, 20 de abril de 2011

A cirurgia plástica e a Pascoa!

Se você é daquelas que ainda acredita que o chocolate é o responsável por estragar dietas e cultivar espinhas, essa notícia é para você: sua matéria-prima, o cacau, é rica em substâncias benéficas, e o seu consumo é recomendado até mesmo por cardiologistas. Quer saber mais? Preparamos uma lista de 10 bons motivos para você aproveitar a Páscoa sem resistir a essa tentação!

1. Todo mundo sabe: comer chocolate combate o mau humor. O cacau contido em sua receita é fonte de uma substância conhecida como feniletilamina, a mesma envolvida na química da paixão. Além disso, o chocolate é rico em magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar.

2. Durante a gravidez, 5% das mulheres sofrem com uma doença chamada pré-eclampsia. Trata-se de uma espécie de hiperativação do sistema inflamatório, que também causa elevação da pressão arterial. Sabe-se que algumas substâncias podem reduzir o risco desses episódios e é possível que as encontradas no cacau sejam algumas delas. Um estudo realizado na Universidade de Iowa apontou que gestantes que desenvolveram a doença apresentavam uma menor ingestão de chocolate amargo, cuja concentração de cacau é maior. Enquanto a confirmação científica não vem, o importante é não abusar para não ganhar quilos demais!

3. Por essa ninguém esperava: comer um tablete de chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, aumenta a sensação de saciedade e propicia o emagrecimento. A descoberta é de um grupo de cientistas dinamarqueses, após constatar uma diferença diária de 15% na ingestão de calorias entre o grupo que ingeriu o chocolate no café da manhã e o que foi privado da guloseima.

4. O chocolate amargo também ajuda a combater o aumento da pressão arterial no abdome, que pode atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose. O efeito ocorre rapidamente, cerca de 30 minutos após a sua ingestão.

5. Uma pesquisa realizada por cientistas alemães concluiu que ingerir cerca de 7 gramas de chocolate por dia – o equivalente a um quadradinho de chocolate amargo – diminui as chances de desenvolver hipertensão. Os flavonoides contidos em sua fórmula aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, pois incentivam a produção de óxido nítrico. Esse gás, já presente na circulação, possui a propriedade de relaxar as paredes dos vasos, facilitando a passagem do sangue. Entretanto, é importante cortar algum alimento calórico da dieta, caso contrário poderá haver aumento de peso, anulando os benefícios citados.

6. Consumido moderadamente – entre uma vez por mês ou duas vezes por semana –, o chocolate amargo pode retardar danos no sistema cardiovascular. Além de promoverem a dilatação dos vasos sanguíneos, as substâncias do chocolate reduzem a inflamação causada pelos radicais livres, que podem levar a problemas cardíacos.

7. Esqueça a relação entre chocolate e espinhas. Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. A acne aparece quando a pele não é higienizada corretamente ou devido a problemas hormonais.

8. Um estudo feito pela Universidade de L’Aquila na Itália demonstra que a ingestão de 100 gramas diárias de chocolate amargo, todos os dias, é capaz de reduzir a resistência à insulina. Isso é, menos açúcar a circular no sangue. Portanto, é possível que chocolates com altas concentrações de cacau sejam indicados a diabéticos, tendo sempre em vista a quantidade de açúcar contida no produto. Caso contrário, mais uma vez se perderiam os benefícios da iguaria.

9. Comer chocolate pelo menos uma vez por semana reduz o risco de derrame e acelera a recuperação de pacientes que tiveram isquemia cerebral. O mérito fica novamente por conta dos flavonoides, que são antioxidantes e dilatam os vasos sanguíneos.

10. Os chocólatras de plantão podem esquecer o mito de que o chocolate pode se tornar um vício. O alimento dos deuses – como era chamado por maias e astecas – possui propriedades sensoriais únicas: consistência cremosa que derrete na boca e sabor inconfundível. Entretanto, não é capaz de provocar dependência química.

Ainda não se convenceu? Então abuse de atividades físicas para queimar as calorias deste feriado. Uma hora e meia de esteira queima 100 gramas de chocolate e ainda colabora na prevenção de doenças como osteoporose, câncer de ovário, câncer de mama e distúrbios do sono!

Coma sem culpa… e com moderação. Boa Páscoa!

Nenhum comentário: