sábado, 2 de abril de 2011

Qual a diferença entre Protese e Implante?



Em termos gerais, a Protese é um objeto usado para substituição de um membro, na sua totalidade ou em parte, por uma peça artificial, quando ocorre a extração ou amputação do mesmo. Por exemplo: uma pessoa sofre um trauma que acarreta perda de uma de suas mãos. Uma das alternativas é utilizar uma protese de mão, feita de material sintético que pode ter, inclusive, movimentos estimulados pelos músculos que restaram no coto da amputação. Dessa forma, uma Protese de Mama, seria, na realidade, um material sintético que seria semelhante à outra mama e teria função de cobrir a seqüela de um trauma.

Por outro lado, o Implante é o objeto acrescentado ou introduzido em alguma região do corpo. No caso do Implante de Silicone nas Mamas, por exemplo, o que se acrescenta é o volume, pois a mama já existe, obtendo então somente um volume maior.

Portanto, o termo correto a ser usado quando tratamos da Cirurgia Plastica de Mamoplastia de Aumento é: Implante de Silicone e não Protese de Silicone. Porém o uso do termo ‘Protese de Silicone’ para se referir à Cirurgia de Mamoplastia de Aumento ou de Implantes de Silicone se popularizou. Atualmente, principalmente pessoas da área médica utilizam o termo Implante de Silicone para se referir a cirurgia de silicone.

3 comentários:

Unknown disse...

**Uauuu..gostei da informação amiga!!Alias seu blog é nota 1000...beijokas minha linda!!!

Jane 355 silimed disse...

eu não sabia dessa diferença rss mas confesso q já achei estranho dizer "a minha prótese" rss

Jane 355 SILIMED

IADCL Jardim Guarany disse...

valeu gata, salvou meu trabalho de biomaterias...

té, bjos