terça-feira, 3 de maio de 2011

Abdominoplastia e retirada de Hérnia umbilical, pode?

Eu quando fiz a minha abdominoplastia tinha uma hérnia enorme no umgigo, na verdade foi por causa dessa hérnia que resolvi fazer o abdomem, ai me veio a dúvida, será que posso corrigir junto com a abdominoplastia ou teria que fazer separado? Eu corrigi ela na abdominoplastia mesmo eu não tendo refeito o umbigo. Ai vão as explicações!

"A hérnia é a saída do conteúdo da cavidade abdominal (gordura) através de um orifício, ou área de fragilidade da parede abdominal. A hérnia pode ocorrer no umbigo (umbilical); na linha média acima do estômago (epigástrica); e na altura da virilha (inguinal). É importante no exame clínico o cirurgião plástico investigar a possibilidade do paciente apresentar a patologia.

HÉRNIA UMBILICAL

As mulheres que já foram mães estão mais sujeitas à evolução de uma hérnia no umbigo, devido à distensão do abdome na gravidez. Trinta por cento dos pacientes que fazem plástica de abdome apresentam hérnia umbilical. A maioria não sabe, pois pode ser uma coisa pequena (do tamanho de um grão de feijão) e não costuma causar desconforto. Esse tipo de hérnia é diagnosticado pelo cirurgião plástico no exame rotineiro de avaliação do abdome.


O problema não contra-indica a abdominoplastia. Pelo contrário, pode ser corrigido no mesmo procedimento cirúrgico. O cirurgião plástico tem autonomia e capacidade para fazer essa intervenção, pois dentro de sua formação médica está incluída a residência em Cirurgia Geral como pré-requisito para a cirurgia plástica. Ao corrigir a hérnia, melhora-se também a estética do umbigo, pois esta em si deforma a região. Em alguns casos, quando a hérnia umbilical é muito grande, recomenda-se primeiro corrigir a hérnia e, num segundo tempo, fazer a cirurgia estética.


Procedimento cirúrgico


Coloca-se para dentro o conteúdo saliente da cavidade abdominal e fecha-se com pontos a parede da musculatura por onde sai a gordurinha, que forma o que denominamos hérnia.

HÉRNIA EPIGÁSTRICA HÉRNIA INGUINAL
Denomina-se hérnia epigástrica aquela que está localizada na região do estômago. Quando existe indicação de abdominoplastia, a hérnia pode ser corrigida no mesmo ato cirúrgico. A correção segue o mesmo padrão da hérnia umbilical. Denomina-se de hérnia inguinal quando a hérnia está localizada na região inguinal (virilhas). Se ela for pequena, pode ser corrigida no mesmo ato cirúrgico da plástica de abdome. Porém, se grande, é preferível primeiro corrigir o problema e depois fazer a plástica de abdome. Como a abdominoplastia aproxima novamente a musculatura, esta correção promove aumento da pressão interabdominal por uns dias.


No caso de haver uma hérnia razoável na virilha, há uma tendência maior de sair a gordurinha que poderá causar problema.
O que vale mais é o bom senso e a experiência de cada profissional para decidir se deve ser feita a correção da hérnia inguinal e da plástica de abdome ao mesmo tempo."

Nenhum comentário: