quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fitoterápico reduz peso em até 10%, constata pesquisa da USP


07/04/2011 -

Lilian Ferreira
Do UOL Ciência e Saúde
Em meio à discussão sobre o banimento de remédios para emagrecer (à base de sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos), um novo insumo feito a partir de uma erva que existe no Brasil promete combater a obesidade sem trazer riscos. Segundo pesquisa da USP, o tratamento com substrato da Ilex sp reduz o peso de mulheres em 10,35% e de homens em 5,35% em um mês.

O teste pré-clínico foi realizado com ratos, mas os resultados devem se repetir em seres humanos, acredita Maria Martha Bernardi, professora do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

O extrato, que recebe o nome comercial de PholiaNegra, é um composto de fórmula manipulada, vendida mediante prescrição médica. Ela deve ser tomada antes da refeição. Sua principal ação é retardar o esvaziamento do estômago, o que gera uma sensação de saciedade por mais tempo, e, assim, a perda de peso.

“A principal vantagem da PholiaNegra é que ela não age no cérebro, por isso não causa vício, e não apresentou toxicidade. O principal desafio hoje é achar algum remédio efetivo no emagrecimento, mas que não mate e não vicie”, explica Bernardi.

O insumo é um superconcentrado de compostos naturais da planta, como metilxantinas e saponinas, responsáveis pela perda de peso, e também o cafeiol, ácido cafeico e clorogênicos, além de um elevado valor de orac, que lhe conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Estas propriedades, assim como uma comparação com a sibutramina, são os próximos passos do estudo da USP.

4 comentários:

Unknown disse...

**Muitoo bom...eu ja ouvi falarem da pholia magra...mas nw conheço seus efeitos..obrigado Pê pela matéria...beijosss**

Jane 355 silimed disse...

Adorei a dica!!

Christina disse...

oi Pe é bom mesmo eu comprei pholia negra ta surtindo efeito.bjoo

Penelope Charmosa disse...

Bom saber amiga! Acho que vou tentar!!