domingo, 1 de abril de 2012

Dismorfofobia

No ultimo dia 25/06/2009, faleceu Michael Jackson, o Rei do Pop. Desde então o assunto vem dominando o noticiário. A cobertura da mídia se divide em tributos a sua genialidade, especulações sobre a causa da sua morte e a recordação de sua controvertida vida.

Um dos assuntos mais explorados diz respeito às inúmeras cirurgias plásticas a que o cantor se submeteu. Infelizmente o fato é equivocadamente abordado como mais uma das excentricidades de Michael Jackson. Na realidade Michael era uma pessoa doente. Sua obsessão por cirurgia plástica é fruto da Dismorfofobia, da qual era portador.

Dismorfofobia, também conhecida como Transtorno Dismórfico Corporal, consiste na valorização extrema de algum segmento ou característica do corpo, que o paciente julga erroneamente ser um defeito. E mesmo quando é submetido a uma cirurgia plástica o paciente continua “enxergando” o defeito inexistente, nunca ficando satisfeito com o resultado, similarmente ao o que ocorre em anoréxicos e bulímicos, que por mais que estejam caquéticos, “enxergam-se” obesos.

Cabe ao cirurgião plástico identificar os pacientes portadores de dismorfofobia que o procurem em seu consultório e encaminhá-los a um psiquiatra. Infelizmente a maioria dos pacientes não acata esta orientação e fica peregrinando de cirurgião plástico em cirurgião plástico, até encontrar um que, por ganância, aceite realizar a cirurgia.

A principal causa da dismorfofobia são os deboches sofridos durante a infância, aliado a uma predisposição individual. Estudos mostram que em 45% dos casos o foco do transtorno é o nariz; e com Michael não foi diferente. Vítima de maus tratos, insultos e comentários depreciativos vindos de seu pai durante a infância, Michael Jackson tornou-se um indivíduo infantilizado, com problemas de aceitação de sua raça e com dismorfofobia.

No que diz respeito às inúmeras cirurgias plásticas, Michael Jackson não era excêntrico. Michael Jackson foi vítima. Vítima de um pai carrasco e vítima dos diversos cirurgiões plásticos que sucumbiram a um punhado de dólares ao invés de recusarem-se a operá-lo.
Como estaria ele se não tivesse feito tantas plásticas.


Nenhum comentário: